sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ciclo ou Triduo Pascal

4 comentários:

  1. Tríduo pascal

    Sentido
    O tríduo pascal é a celebração maior para as comunidades cristãs. Na vitória de Jesus saboreamos a nossa própria vitória sobre as forças da morte que imperam neste mundo. Também nos animamos uns aos outros a assumir com garra e gosto a causa da vida, até que a páscoa definitiva, a libertação completa aconteça no reino de Deus.
    Duração
    O tríduo pascal tem início com a comemoração da última ceia do Senhor, na quinta-feira à noitinha, e termina com a celebração do domingo da ressurreição.
    Símbolos
    Cada celebração do tríduo tem suas próprias ações simbólicas e sugere uma atitude espiritual que culmina na grande alegria pascal: é a páscoa do Senhor, exultemos de alegria!
    Para as músicas, o Hinário 2 da CNBB.
    Lembretes
    Para a quinta-feira santa:
    Na missa do crisma os padres e, em algumas dioceses também as ministras e ministros leigos, renovam sua entrega a Cristo no serviço do reino. Quando e onde será a missa do crisma? Todos os servidores da comunidade estão convidados?
    A celebração da ceia do Senhor marca o início das festas pascais. Pode ser vivida como um encontro mais íntimo e como momento especial de reconciliação entre os membros da comunidade. Haverá padre para presidir a eucaristia nesse dia? Então, como será?
    E o lava-pés, o que a campanha da fraternidade sugere?
    Haverá adoração eucarística? É bom lembrar que a noite mais importante do tríduo é a do sábado, por isso recomenda-se não prolongar a adoração na noite de quinta-feira e guardar as energias para esta grande vigília da páscoa do Senhor.
    Para a sexta-feira santa:
    A sexta-feira santa é a páscoa da cruz. Procuremos vivê-la no sentido de uma inserção mais profunda na religião e na sensibilidade popular. Exaltando o Senhor glorificado na cruz, cantamos sua vitória, na espera da ressurreição.
    Como costuma ser celebrada a paixão do Senhor? O que fazer para aproximar a devoção popular e a liturgia, dando, porém, ao conjunto da celebração um conteúdo pascal?
    Os símbolos são: o vermelho, a cruz, a procissão, as personagens do relato da paixão, a apresentação e a adoração da cruz, as grandes preces universais...
    Para o sábado santo:
    O sábado santo é dia do grande silêncio, para lembrar o tempo em que o Senhor esteve na sepultura. Passamos esse dia em clima de oração e expectativa...
    Costuma haver alguma programação na comunidade? Haverá momentos de oração durante o dia? Pode ser programado um retiro para os que vão celebrar os sacramentos da iniciação. Há ritos catecumenais próprios para esse dia.
    Para a vigília pascal:
    A vigília pascal, “mãe de todas as vigílias da Igreja”, deve ser celebrada em comunhão com as pessoas que, no escuro da noite, buscam a ressurreição. É a celebração maior para as comunidades cristãs; desdobra-se na celebração do domingo da ressurreição.
    Como será feita a vigília? Será na noite de sábado ou na madrugada do domingo? Haverá batismos?
    Os símbolos são: o fogo, o círio, a água batismal, a ceia (pão e vinho), as flores, a alegria...
    A cor para esta celebração é o branco ou o amarelo, mas poderíamos fazer outras tentativas, no sentido de buscar uma maior inculturação das cores na liturgia.

    ResponderExcluir
  2. babii
    não consegui entender se ciclo é a mesma coisa que triduo pascal, mas meajudouno trabalho...
    BJS!o.O

    ResponderExcluir
  3. babii
    *me ajudou no trabalho

    ResponderExcluir